terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O Propósito da Crítica

O Propósito da Crítica

   O que eu mais gosto de escrever sem dúvidas são críticas. Entretanto, estes são os textos que eu pego menos acessos. Eu acho que a razão disso acontecer é que o público não sabe o verdadeiro significado da crítica cinematográfica. Então adivinha, hoje eu vou dar uma de Ryan Gosling como Sebastian e vou explicar pra vocês, Emmas Stone como Mias, a minha paixão.
   Saibam que isso vai ser um compilado entre as minha opiniões e as opiniões de dois críticos que eu gosto (o Pablo Villaça e o Tiago Belotti) sobre o assunto, então nem tudo aqui veio de mim. Mas relaxem, porque eu sou uma pessoa bastante objetiva então eu vou provavelmente terminar tudo isso em três parágrafos, no máximo.

A Linguagem Cinematográfica

   Parte da função do crítico é traduzir para os espectadores comuns, que naturalmente absorvem bem menos do filme (e de forma alguma eu estou querendo desmerecer os mesmos, estou apenas apresentando fatos que concluí por experiência pessoal) do que um crítico ou cinéfilo assíduo, elementos da linguagem cinematográfica bastante sutis, como metáforas de direção, metáforas de roteiro, a importância da direção de fotografia com elementos como o plano holandês, que serve como auxílio para representar desequilíbrio emocional, trilha sonora e direção de arte. Isso acaba sendo muito interessante pois se você já viu o filme, a crítica, se for bem escrita, vai te trazer o anseio de reassisti-lo apenas para que você aproveite a experiência da melhor forma possível pois você agora terá uma visão bem mais aprofundada e vai curtir muito mais do que na primeira vez que você assistiu. Experimente e veja se não é verdade.

Opinião

   Um anexo em relação aos conhecimentos da linguagem cinematográfica é a opinião que o crítico tem sobre cada filme. Ou seja, você provavelmente não quer perder duas horas e uma quantidade razoável de dinheiro em um filme que você futuramente não vai gostar (assim eu espero). Portanto, você vai querer alguma referência especializada pra saber se o filme em si é bom ou não. Aí que entra o papel da crítica, o cara vai dar a opinião sele, que foi adquirida após anos de estudo teórico e, mais ainda, prático, e sempre dando argumentos sólidos pra embasar a opinião dele em relação à qualidade do filme. Após a crítica, você se decidirá se quer ver tal filme ou não. Aliás, aí vai uma dica pra quem ainda não faz isso.

O Senso Crítico

   As primeiras críticas que eu vi foram do Gabriel Gaspar e eu vi sem nenhum compromisso de querer me aprofundar no assunto, foi só porque eu tava a toa e abria qualquer dia o YouTube pra assistir os vídeos dele no Acabou de Acabar, e a partir daí eu fui conhecendo mais sobre o cinema e o mise en scène e fui me aprofundando mais no assunto até que eu tivesse um embasamento crítico próximo à um profissional. Então outra função da crítica, essa inclusive muitos poucos dizem, é o educativo. Como se fosse uma aula prática de como desenvolver um senso crítico semelhante ao seu interlocutor à um longo prazo. E isso é bem mais interessante do que se espera porque foi como eu disse, antes eu fazia parte daquele público comum que poderia se surpreender e achar graça em qualquer coisa, tanto é que até 2015 o meu filme favorito era "A Lenda do Tesouro Perdido: O Livro dos Segredos" que é um live-action da Disney com o Nicolas Cage e tem várias falhas de roteiro que antes eu não identificava. E são erros como esse que, após desenvolver esse senso crítico vinda de uma grande bagagem de filmes que você assistiu ou lendo muitas críticas, você percebe e isso, pessoalmente, traz uma sensação muito prazerosa.

   Se você achou interessante esse texto e te deu vontade de ler mais críticas, compartilhe. DIVULGUE TAMBÉM. SÉRIO, DIVULGUE MESMO.

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