segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

As Vinhas da Ira - Reflexão social

As Vinhas da Ira - Textão top

Vinhas da Ira Poster
   Essa postagem vai ser semelhante ao que eu escrevi sobre "A Mulher Faz o Homem", traçar um paralelo entre um filme de mais de 70 anos com a realidade brasileira atual. Vamos começar? Vamos começar.
   As Vinhas da Ira é um filme de 1940 dirigido pelo John Ford baseado em um livro homônimo do ano anterior sobre uma família que precisa sair do estado de Oklahoma para a Califórnia porque a fazenda deles foi comprada por uma empresa após a Grande Depressão e durante o percurso que eles fazem e até após chegarem ao destino final, tudo é muito sofrido e é aí que está a maior virtude do filme: a imprevisibilidade. Você não sabe o que esperar porque mesmo quando parece que não dá para piorar, eles vão lá e pioram e é muito ruim ver eles lá sofrendo e não poder de forma alguma ajudar eles.
   A reflexão que o filme me fez ter é sobre o MST porque o que a família do protagonista tá passando é o que os Sem-terra passam, é só parar pra pensar um pouco: os personagens não tem mais casa, aí tem que sair em grandes grupos em busca de algum lugar que aceite eles pra trabalhar em sua fazenda por uma quantidade pequena de dinheiro e uma parcela do que eles colhem para poderem se alimentar, e por fim, eles depois terão que reiniciar o ciclo por causa de algum problema. É ou não é a situação do MST? Na verdade, melhor ainda, a versão americana de Vidas Secas de Graciliano Ramos.
Image result for as vinhas da ira 1940
   Agora, eu não estou necessariamente indicando que o certo é uma reforma agrária pra reduzir os latifúndios inutilizados e movimentar ainda mais o setor agropecuário da economia brasileira que está em crise (embora eu particularmente acho que daria certo), mas o filme nos faz refletir isso, principalmente com algumas falas do protagonista interpretado pelo Henry Fonda lá pro finalzinho do longa.
   Esse texto não tem o intuito de ficar longo, então eu vou concluir com uma fala do filme: "You and me got sense. Them Okies got no sense and no feeling. They ain't human. Human being wouldn't live the way they do. Human being couldn't stand to be so miserable."
   Se gostou, divulgue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário