Esta também está bem clara quem vai ser o ganhador da estatueta. Kazuhiro Tsuji, David Malinowski e Lucy Sibbick fizeram um trabalho magistral transformando o Gary Oldman no célebre primeiro-ministro britânico Winston Churchill and "O Destino de Uma Nação (segue em anexo a crítica desse filme:
).
As duas categorias, que são praticamente primas entre si mas que apresentam uma diferença importante entre elas (a edição de som trabalha com a criação dos samples que vão ser usados no longa enquanto a mixagem de som está preocupada na forma que o som será inserido nos filmes), tem o mesmo possível ganhador. No caso, Dunkirk, compensando a lástima que é a mixagem de som de "Interestelar", o filme antecedente do Christopher Nolan (segue em anexo um texto sobre a filmografia do Nolan:
). Mas ainda assim acho uma injustiça como "A Trama Fantasma" não conseguiu uma vaga para cada categoria, que poderia ser muito bem ter recebida no lugar de "A Forma da Água" (segue em anexo as críticas de ambos os filmes:
).
Esta sim é uma categoria mais disputada. Jonathan Amos e Paul Machliss, provavelmente os editores mais frenéticos da mídia britânica dos últimos 10 anos, merecem mais que qualquer um por "Um Ritmo de Fuga" com uma timeline perfeitamente sincronizada com as melodias de músicas de Simon & Garfunkel, Queen e muitos outros. Principalmente já que a dupla de editores ganhou diversos prêmios maiores como o Critics' Choice e o BAFTA. Mas conhecendo como a Academia é com categorias técnicas, este prêmio também pode ir para Dunkirk.
A regra para Melhor Animação também se aplica nessa categoria. O curta "Lou" da PIXAR é muito bonito, e isso já basta para ganhar uma estatueta. Mas os meus favoritos são "Garden Party", por ser muito bem feito, e "Revolting Rhymes" pela ótima adaptação do livro de Roald Dahl criando um roteiro cômico e muito bem desenvolvido.
A minha categoria favorita este ano está relativamente fraca. Digo, TODOS os indicados são fortíssimos, destaque para "Corra!", o provável vencedor, e "Doentes de Amor", uma das melhores comédias do ano, mas logo de cara eu consigo pensar em outros cinco filmes que poderiam muito bem ocupar as vagas desta categoria: 'Trama Fantasma", "MÃE", "The Florida Project", "A Ghost Story" e "Bom Comportamento". Pelo menos para compensar a injustiça de "O Lagosta" do Lanthimos ter perdido para "Manchester À Beira-Mar" ano passado nesta categoria.
Ainda não caiu a ficha que Hanz Zimmer foi indicado a "Dunkirk" ao invés da obra magistral que ele compôs para "Blade Runner 2049", mas tudo bem pois a trilha do longa do Nolan tem um papel fundamental para a criação da atmosfera. Por mim, ganharia a trilha do guitarrista Johnny Greenwood, para "Trama Fantasma", mas esta é apenas sua primeira indicação, e normalmente o compositor iniciante não vence (a única exceção foi Justin Hurwitz com "La La Land" ano passado). Portanto, a estatueta vai ficar entre Desplat com "A Forma da Água" e Zimmer.
Se esse Oscar não for para "Trama Fantasma", o mundo não é justo. E curiosidade, Daniel Day-Lewis levou tão a sério o seu personagem (o que não é novidade) que trabalhou junto com o figurinista do filme, Mark Bridges, para fazer os figurinos do protagonista. Então, mesmo se Daniel Day-Lewis não vencer como Melhor Ator (o que não é difícil), ele ainda assim será o ator mais premiado pela Academia, já que participou do processo de criação do figurino.
Em contraste com Melhor Roteiro Original, os indicados para esta categoria não poderiam ter sido melhores. Como era de se esperar, Aaron Sorkin foi indicado pela sua estreia como diretor, "Jogada de Risco"; "O Artista do Desastre" também é um forte candidato. Mas quem tem as maiores chances de vitória é "Me Chame Pelo Seu Nome" com a adaptação fiel do veterano James Ivory.
Até onde eu sei, as preferências da Academia nesta categoria são voltadas para o projeto mais criativo. Nesse aspecto, "Th Eleven o'Clock" é o candidato mais forte. Mas, pelo contexto histórico atual, esse prêmio provavelmente vai para "DeKalb Elementary".
- Melhor Design de Produção
A paleta de cores de "A Forma da Água" por si só merecia um Oscar, mas como essa categoria é inexistente e a existente mais relacionável a isso é melhor design de produção, então esse ano a estatueta vai pelo incrível trabalho do trio Austerberry-Vieau-Melvin.
Esta é provavelmente a categoria que mais se assemelha ao gosto popular. Este ano, "This Is Me" do musical "O Rei do Show" é indiscutivelmente o favorito, mas "Remember Me" de "Coco" também tem chances razoáveis.
- Melhor Curta Documentário
Esta pra mim é a segunda categoria mais disputada da edição. Enquanto "Edith + Eddie" faz um ótimo trabalho mesmo conservando a estrutura mais convencional do gênero, "Heroin(e)", "Knife Skills" e "Traffic Stop" mostram jornadas incríveis de superação de uma forma impressionante, fazendo você sentir no lugar do objeto de estudo. Por outro lado, tem "Heaven is a Traffic Jam on the 405", que apenas pela montagem merecesse o prêmio, é excepcional por fazer com que o público não julgue a protagonista. De fato, não há como opinar sobre essa categoria de forma objetiva, mas se tivesse que escolher um que se destacou mais que os outros, eu escolheria o último citado.
Novamente, não acho que há um favorito para a categoria, até porque o queridinho da temporada, "Jane", não foi sequer indicado. Mas pelo histórico e por uma questão de respeito pelos realizadores, eu sinto que quem ganhará será "Visages, Villages" (segue em anexo a crítica deste:
Visages, Villages - Melhor Documentário do Ano?).
Esta é, de fato, a categoria mais disputada. Cinco concorrentes fortíssimos, com roteiros inteligentes e alegóricos (alguns até demais), foram selecionados este ano (e nada de "Bingo - O Rei das Manhãs", que na minha opinião são melhores do que os cinco). Mas os dois únicos que realmente parecem estar se destacando dos demais (Fonte: Google Analytics) são "Uma Mulher Fantástica", do Chile, (meu favorito, inclusive segue anexo uma análise rápida feita do mesmo:
A importância dos reflexos em Uma Mulher Fantástica) e "The Square", da Suécia. Mas sinto que este último será o vencedor simplesmente pela influência do elenco.
Por mim poderia dar empate técnico para os cinco indicados. Mas como isso é praticamente impossível, o meu palpite vai para Guillermo del Toro por "A Forma da Água". O mexicano (terceiro em cinco anos) ganhou prêmio do sindicato dos diretores, então não tem como ele não vencer.
Eu não sou o único a concordar que a fotografia future-noir de "Blade Runner 2049" feita pelo maior derrotado do Oscar, Roger A. Deakins, é a melhor do ano. Portanto, se ele não vencer este ano, o mais plausível é que há uma conspiração dentro da parte da Academia que vota para essa categoria.
Laurie Metcalf está fenomenal em "Lady Bird" (segue em anexo a crítica do mesmo:
Lady Bird - Crítica), e o meu palpite seria para ela se eu não tivesse assistido "I, Tonya" e não tivesse presenciado a melhor performance da carreira respeitável de Allison Janney, fazendo uma mãe desnaturada e uma mulher de personalidade fortíssima.
Novamente, por mim todas as indicadas poderiam vencer. Mas Frances McDormand faz um papel fenomenal se entregando em "Três Anúncios para um Crime" (
Três Anúncios - Crítica)
Por mim, Willem Dafoe deveria vencer pois seria um prêmio simbólico para "The Florida Project", meu filme favorito do ano passado, mas o grande favorito é Sam Rockwell, e é justo.
O algaritmo para calcular o vencedor dessa categoria é simplesmente insano. Esta não funciona da mesma forma que TODAS AS OUTRAS CATEGORIAS, sendo que o vencedor seria o filme com mais votos. Eles resolveram dificultar. Resultado, não há como prever o vencedor desta categoria, e a prova disso foi quando Spotlight venceu há dois anos atrás. Nesta lógica, é mais fácil calcular uma margem de quantos filmes indicados a essa categoria (de 5 a 10) tem uma grande chance de vencer. Neste ano, na minha opinião, são sete. Todos menos "Trama Fantasma" (porque saiu muito em cima da hora) e "O Destino de uma Nação" (pois a princípio nem ser indicado a essa categoria ele deveria). Eu particularmente não gostei de "The Post", mas ainda assim ele tem chances. Porém, se eu fosse dar um palpite, eu ficaria entre "Três Anúncios para um Crime" e "A Forma da Água". Mais voltado para esse último porque houve aquela polêmica do personagem do Sam Rockwell ser muito racista e todo aquele blacklash em cima dele. Portanto, "A Forma da Água" é o mais provável de vencer a categoria principal do Oscar 2018.
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