Christopher Nolan - Gênio Contemporâneo
O cineasta inglês Christopher Nolan é um dos maiores em atividade e também um dos meus favoritos. Apesar de ter uma filmografia relativamente pequena, esta é de grande relevância e no futuro será altamente apreciada. Neste texto analisaremos os seus maiores sucessos e eu vou comentar as melhores partes que ficaram desproporcionalmente icônicas em relação ao tempo de lançamento (tipo, todos foram lançados em menos de 20 anos e todos já são "jovens clássicos do cinema").
Esse dispensa apresentações. Aqui o Nolan se tornou mais noir do que antes e é novamente um daqueles filmes que não dá pra falar muito (por causa de um subplot que tem uma importância razoável pra história e muda ela completamente), mas de uma forma bem sucinta, o Nolan juntou de um jeito muito genial os dois opostos que se atraem, conhecem aquela história dos imãs? Então, é o Batman e o Coringa DO HEATH LEDGER (porque se fosse o do Jared Leto, ia dar ruim), só que a história é muito subversiva, o Coringa é muito subversivo, ma é assim que deve ser, a realidade é assim, e a Gotham meio estranha que parece ser inspirada em Nova York mas onde geral tem sotaque estrangeiro parece como a LA de Blade Runner, só que com MUITA Máfia.
- Amnésia/Memento (2000)
Confuso, mas muito indagante e até hoje muito discutido por cinéfilos, Amnésia conta a história de Lenny, um homem cuja mulher foi assassinada e ele pretende descobrir quem foi o assassino e achar ele para cometer a vingança, mas a sua amnésia o dificulta. Icônico por sua montagem, que no início pode soar meio zoada, porque o que ela faz praticamente é contar todo o filme de trás pra frente, é bem mais do que isso, é um recurso inteligente pro espectador sempre se questionar e no fim ter aquela epifânia que os plot twists carpados dos Nolan sempre vão fazer.
Melhor momento: dá um dos panes de memória dele e ele tá correndo, aí ele acha que tá perseguindo o cara, mas na verdade o cara que tá caçando o Lenny. Muito bom, muito bom.
- Batman Begins (2005)
Um sucesso cult marcante já foi o suficiente pros produtores da DC que procuravam alguém novo e talentoso pra dirigir o próximo filme do homem-morcego (uma aposta arriscada se for pensar que o último filme do Batman que fizeram antes desse, se eu não me engano, foi o Batman & Robin, e ninguém gosta de lembrar daquele fracasso) contratarem o Nolan. O inglês fez algo muito inovador e revolucionário no mundo dos heróis e principalmente da DC: fazer um filme de super-heróis que funcionasse como um drama ou qualquer filme de ação decente. Com um tom realista e neo-noir, onde explora os traumas de Bruce Wayne em uma trajetória não muito retilínea para mostrar como ele se tornou o Batman e explica cientificamente como funciona os gadgets do cavaleiro trevoso, esse filme foi um grande marco da carreira do Nolan, e foi aí que ele foi realmente mostrado pro mundo.
Melhores momentos: "Bats frighten me. It's time my enemies shared my dread."; Quando Wayne pergunta pro Sr. Fox sobre o Tumbler "Does it come in Black?".
- O Grande Truque/The Prestige (2006)
Se lembra de quando o Nolan dirigiu e escreveu com o irmão dele, o Jonathan Nolan, que também é co-escritor de vários roteiros do irmão e produtor de Westworld, o melhor filme de mágica que existe? O Grande Truque é com certeza um dos meus filmes favoritos do Nolan, tipo, tá no Top 4, e conta a história da rivalidade de 2 mágicos. É tão profundo, e é um daqueles filmes que não pode contar muito senão acaba escapando algum spoiler. Uma surpresa foi depois saber que o David Bowie, o meu artista musical favorito tá no filme interpretando o Nikola Tesla.
Melhor Momento: A transição entre o 2º e o 3º ato, que é muito mindblowing. Assiste lá que aí você vai concordar comigo.
- Batman: O Cavaleiro das Trevas/The Dark Knight (2009)
Melhor Momento: "Why so serious, son?"
- A Origem/Inception (2010)
Eis que o Nolan faz o próximo The Matrix, o próximo clássico do cinema contemporâneo. A Origem é uma das histórias mais originais que eu já vi sendo contadas. QUEM UM DIA IRIA PENSAR EM LADRÕES DE IDEIAS? É muito louco esse filme, tem um plot twist carpado que não explode a nossa mente, mas deixa a gente meio transtornado. Aqui as atuações tão muito impecáveis, assim como o técnico. Na moral, esse filme é tecnicamente perfeito...O Nolan é tecnicamente perfeito. Co certeza você já assistiu ou pelo menos já ouviu falar desse filme, se não, parabéns, ou você mora numa caverna ou é que nem eu (porque eu só fui assistir esse filme pra fazer essa lista, eu não tinha assistido o filme inteiro antes)
Melhor Momento: Praticamente todas as sequências de sonhos, principalmente as impossíveis de acontecer na vida real.
- Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge/The Dark Knight Rises (2012)
Esse é com certeza o filme mais trevoso do cavaleiro trevoso. Ele é tão noir (neo-noir na verdade) que tem até a Anne Hathaway de Femme Fatale, é tão noir que trabalha o jogo de silhueta na cinematografia, e é tão noir que tem um vilão monstrão cujo sempre parece estar um passo a frente do morcegão, não o Coringa (DO HEATH LEDGER) não fez o mesmo, mas é que o Bane conhece muito mais do passado do Bruce. Aqui um plot duplo twist carpado que deixa a gente com um ódio mortal da Marion Cotillard (na verdade, o Nolan me fez odiar ela, na moral, agora toda vez que vejo ela num filme, eu acho que ela vai sempre tentar ferrar com o protagonista). Agora o Batman tem um...Apache Tumbler, bem trevoso.
Melhor Momento: Cena do avião
Esse é um daqueles filmes que se tiver passando eu vou com certeza parar o que eu estiver fazendo, porque , apesar de não ser o melhor filme do Nolan, ele tem muitos méritos. Ah, como assim, não é o melhor filme do Nolan? Interstellar tem uma mixagem de som bugada e muito diálogo desnecessário, tipo, os caras são astronautas e explicam um pro outro como um buraco de minhoca funciona com um papel e um lápis. Não precisa, vocês já são astronautas. Mas os efeitos especiais são muito bons, a trilha sonora do Hans Zimmer é esplêndida e o enredo em si é muito legal. Todas as atuações são muito boas, principalmente a da Jessica Chastain, eu acho que ela se sobressaiu muito (como sempre), e por fim, ELES ENTRAM NUM BURACO NEGRO E É MUITO LOUCO.
Melhor Momento: Cena do avião
- Interestelar/Interstellar (2014)
Esse é um daqueles filmes que se tiver passando eu vou com certeza parar o que eu estiver fazendo, porque , apesar de não ser o melhor filme do Nolan, ele tem muitos méritos. Ah, como assim, não é o melhor filme do Nolan? Interstellar tem uma mixagem de som bugada e muito diálogo desnecessário, tipo, os caras são astronautas e explicam um pro outro como um buraco de minhoca funciona com um papel e um lápis. Não precisa, vocês já são astronautas. Mas os efeitos especiais são muito bons, a trilha sonora do Hans Zimmer é esplêndida e o enredo em si é muito legal. Todas as atuações são muito boas, principalmente a da Jessica Chastain, eu acho que ela se sobressaiu muito (como sempre), e por fim, ELES ENTRAM NUM BURACO NEGRO E É MUITO LOUCO.
Melhor Momento: O conjunto da obra do TARS, ele é de longe o personagem mais legal do filme, me lembrou o Marvin do Guia do Mochileiro das Galáxias, só que feliz.
- Dunkirk (2017)
O filme mais recente do Nolan é um daqueles filmes feitos pra ganhar Oscar (já que ele é um dos "injustiçados pela Academia"): explorando o lado dos Aliados na 2a Guerra em uma batalha que mudou o rumo do confronto e não é muito visto nem propagado pela mídia. Na verdade não há muito o que falar, porque é um filme diferente de todos os outros do cineasta: curto. O filme tem menos de 2 horas de duração e é a história da espera de um resgate em massa dos Aliados que estão na praia francesa de Dunkirk mostrada em três frentes: água, terra e ar. O "Q" especial que o filme tem é com certeza o Harry Styles, porque ele passou muito das minhas expectativas (mas ele é bom nisso, também me surpreendi com The Harry Styles Album), considerando que eu achava que ele faria uma ponta, pois na verdade ele é um dos protagonistas e ele arrasa. O filme de novo é uma lástima de mixagem de som, mas a trilha sonora do Hans Zimmer salva. Considerando que eu assisti o filme numa versão que eu achei na Internet filmada dentro de uma sala de cinema com uma qualidade de 280p, eu até que consegui falar um bocado do filme.
Melhor momento: The Sea (One Day)
Christopher Nolan ainda tem muito a oferecer, e acredito que ainda não chegou ao seu auge, e quando chegar ele vai se tornar o próximo Scorcese, então fiquem atentos a ele pois um dia ele vai ser lembrado como um dos mestres da sétima arte.
Melhor momento: The Sea (One Day)
Christopher Nolan ainda tem muito a oferecer, e acredito que ainda não chegou ao seu auge, e quando chegar ele vai se tornar o próximo Scorcese, então fiquem atentos a ele pois um dia ele vai ser lembrado como um dos mestres da sétima arte.
Concordo com a maioria dos filmes, mas me deu vontade de ver alguns que ainda não assisti.
ResponderExcluir