domingo, 15 de outubro de 2017

Hollywood em choque

Hollywood em choque

   A indústria cinematográfica parou esta semana, e infelizmente não foi por causa de um lançamento de um longa soberbo ou uma grande revelação de cineasta ou roteirista. Foi devido a uma grande autoridade dentro de Hollywood que foi acusada de estupro e assédio sexual.
   Harvey Weinstein, co-fundador da Miramax (que fez dezenas dos meus filmes favoritos) e grande produtor de obras-primas independentes foi acusado de assédio sexual e estupro por um número cada vez maior de celebridades mulheres. Estas acusações já lhe renderam o total desprezo popular e uma expulsão da Academia (ele havia ganho um Oscar de Melhor Filme por "Shakespeare Apaixonado"), algo que não acontecia há MUUITO tempo.
   Esta é uma comparação bastante desonrada, mas, na minha visão, Weinstein é o Polanski da nossa época (vários dos leitores da página não tem um conhecimento muito profundo sobre os bastidores da indústria cinematográfica, mas em síntese, o diretor de "O Pianista", Roman Polanski, foi acusado de pedofilia nos anos 70), não que esteja pondo ambos em alguma espécie de posição social, mas há um certo tipo de correlação entre esses monstros.
   O que mais chocou, não foi isso, foi que muitos sabiam disso (tanto é que há entrevistas com Courtney Love e o elenco de Os Goonies depois de crescidos falando sobre os perigos de Harvey e de pedófilos dentro da indústria). Segundo as vítimas, isso acontecia desde os anos 80 e na época elas sabiam que, primeiramente, elas entrariam na lista negra de Hollywood e seriam demitidas, segundo que não teriam nenhum apoio da mídia ou de qualquer um (além do mais, o Polanski nunca foi preso). E por causa dessa ciência geral, vários gigantes do cinema da atualidade que, contraditoriamente não sabiam, estão duplamente chocado porque Weinstein era um grande amigo de todos. Tarantino, Meryl Streep, Woody Allen e Ben Affleck (menos o James Corden que trabalhou com ele em 2013, mas isso é um caso a parte), ainda não conseguiram se recuperar e provavelmente é por isso que eles ainda não deram nenhum depoimento.
   O que falta agora é saber se ele vai ser preso, já que pessoas com alto poder aquisitivo e social (pra não dizer os figurões da sociedade) quase sempre escapam do encarceramento, exatamente o que o Donald Trump disse naquela gravação, que famosos podem fazer o que quiser com mulheres. Havia a expectativa de que em 2017 estaríamos bem mais a frente, os carros voariam e não haveria fome, mas parece que o ser humano está proporcionalmente regredindo, estamos entrando em uma realidade cyberpunk onde a lei é vaga e fraca. Eu não quero um mundo onde crimes hediondos são cometidos e nada demais acontece sobre isso. A omissão pode acabar com vidas. Compartilhe o link deste post caso você ache o mesmo relevante para a atualidade pois somos muito pequenos individualmente para fazer alguma transformação nessa sociedade injusta e impune.
   Concluo o texto, que teve de ser escrito às pressas devido a produção de um post a parte, com esta tirinha que diz tudo.

4 comentários: