Bob Esponja - Como estragaram a melhor coisa na minha infância
Desde que eu me conheço por gente, eu assisto Bob Esponja. Comecei assistindo na TV Globinho quando eu ainda estudava de tarde, aí parou de passar na TV Globinho e eu descobri que o desenho também passava na Nick, aí eu fiquei bem feliz, mas enfim, vamos direto ao ponto. EU NÃO SEI O QUE ACONTECEU, se foi uma mudança na administração, mas por algum motivo, Bob Esponja foi se tornando cada vez pior e hoje, posso dizer que eles estragaram o programa. Eu tenho uma irmã e um irmão mais novos e eu vejo eles não prestando nem um pouco no Bob Esponja novo quando tá passando e fico imaginando "Esse não é o verdadeiro Bob Esponja, por isso que eles não estão prestando atenção, se fosse um episódio raiz, eles estariam vidrados, que nem eu ficava" e eu penso nisso com certeza porque eu mostrei pra eles os primeiros episódios e eles gargalhavam com aquilo. Em síntese, eles estragaram a melhor coisa na minha infância, aquele tempero especial que faltava na hora do almoço.
Os novos episódios não são de todo mal, alguns são engraçadinhos, mas acredito eu que a série não evoluiu com os espectadores mais antigos, diferentemente de Hora de Aventura, qualquer coisa do Hanna & Barbera e Rick and Morty (por falar nisso, com o fim da terceira temporada, ando pensando em escrever sobre a série) fizeram. Menos mau se fosse apenas Bob Esponja que só houvesse cometido esse erro, mas Padrinhos Mágicos e Família da Pesada também fizeram isso.
Enfim, o meu ponto é esse, agora eu vou comparar episódios antigos com os novos pra ver se vocês me entendem mais ainda.
O meu episódio favorito de Bob Esponja, e talvez o seu também, é Band Geeks, que é aquele episódio onde o Lula Molusco aosta com o Squilliam Fancyson que ele tem uma banda muito melhor que a dele, mas aí ele percebe na furada em que ele se meteu, aí ele tenta "musicalizar" todos da Fenda do Biquíni num auditório, que é onde acontece uma das cenas mais memêmicas de Bob Esponja, que é quando o Patrick levanta a mão pra perguntar "Maionese é um instrumento musical?",mas aí o Lula Molusco desiste de ensinar múscia ropovo porque eles são um caso perdido, aí na tarde do concerto o Squilliam pergunta pro Lula Molusco se ele tá pronto pra perder e o Lula Molusco dá uma resposta muito sombria as quando eu penso nela hoje em dia eu já começo a rir:"Não vai dar pra eu apresentar porque a minha banda inteira morreu num acidente de carro". Só que a banda tá toda atrás dele. Eis que se inicia a cena mais memênica e épica de Bob Esponja: eles iniciam a apresentação numa redoma em um estádio de futebol americano, aí o Lula Molusco, o maestro ergue a baquetinha dele com muito medo e eis que o maior plot twist acontece, eles fazem uma apresentação sensacional da música "Sweet Victory".
Enquanto isso, em 2012 foi produzido o último episódio bom da série, e olhe lá que não é muita boa coisa não. Tem essa mesma vibe musical do Band Geeks. O episódio é Hello Bikini Bottom! O episódio fala sobre o Lula Molusco e o Bob Esponja se tornando grandes músicos, aí um grande produtor vê potencial neles e organiza uma turnê mundial, mas aí o Seu Sirigueijo, que é pra mim um canalha, que não respeita nenhum dos Direitos Humanos, devia ir pro inferno esse escroto, ele pede pra tomar conta da turnê, mas aí ele fode tudo porque é o Seu Sirigueijo. No fim acontece a última coisa boa de Bob Esponja, uma canção muito bonita e emocionante.
Porque que eu falei que esse episódio não é um bom episódio no geral? Pelas três coisas que estragaram o desenho:
- Ambientação: ao decorrer da série parou de se ver aquela Fenda do Biquíni clássica e meio confusa, por volta desse episódio pra frente, a Fenda do Biquíni ficou bem maior, o que tirou todo aquele charme daquele frame clássico da Fenda do Biquíni como uma cidade pequenininha com poucos moradores. Nesse episódio não é diferente;
- Trilha sonora: a trilha sonora de Bob Esponja é uma das mais caricatas da TV, meio havaiana, meio pirata e às vezes bastante minimalista (sem contar com as músicas originais, que nem a desse episódio), a diferença é que antes a trilha sonora era usada com uma frequência moderada e no timing correto. Hoje não, sempre que o Bob ou o Plankton, principalmente, está fazendo algo escondido, a mesma música que remete à coisas secretas toca, tirando todo o ar de fundo do mar e de aventuras divertidas;
- A introdução desnecessárias de personagens rasos sem focar nos principais: o maior erro dos últimos episódios foi esse, deixar de focar nos personagens principais para focar em personagens rasos que nunca mais aparecerão. Neste episódio essa conquista vai ao produtor que sugere a carreira musical de Bob e Lula Molusco como uma dupla.
Stephen Hillenburg, o criador do programa, já abandonou Bob Esponja (provavelmente depois do Bob Esponja: O Filme, que era quando a série deveria ter acabado, o final canônico do programa), então acredito eu que ele sabe de como a série está ruim. Mas agora, eu não acredito que tem mais volta porque ele foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), o que simplesmente impede ele de desenhar ou escrever, então acho que isso é um adeus para o bom Bob Esponja que conhecíamos.
Acho a mesma coisa (to assistindo os novos eps agr msm) porem percebo que o desenho ta com humor besta demais, muitas caretas desnecessarias, infelizmente estragaram meu desenho favorito
ResponderExcluir